terça-feira, 11 de junho de 2013

Guarda Municipal conquista 14º título no Taekwondo

Geandsson Viana garantiu o topo no raking estadual

Geandsson Viana conquista 14º título de campeão sergipano de Taekwondo (Foto: Rogério César)

O início do mês de junho vai marcar história na carreira do guarda municipal (GM) e atleta Geandsson Viana, pois no dia 1º ele venceu mais uma luta no Campeonato Sergipano de Taekwondo e levou para casa o 14º título na categoria Master acima de 87kg. O resultado garante o topo no ranking estadual e faz dele, de acordo com a Diretoria Geral, um grande representante da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) na arte marcial.

A competição envolveu cerca de 100 atletas e foi realizada no Colégio Jardins, servindo de etapa classificatória para a formação da seleção sergipana. Segundo Geandsson, no evento houve ainda um desafio entre atletas de Sergipe e da Bahia. Porém ele disputou o título com outro sergipano.

"A luta foi bastante acirrada, pois nesta categoria os movimentos são mais precisos e mais concentrados. Nestas disputas, geralmente os adversários se conhecem bem e ganha aquele que aproveitar o primeiro vacilo do outro para marcar o ponto", relatou Geandsson. Ele conquistou também a primeira colocação na luta imaginária, o poomsae, em que são avaliados critérios como precisão e altura dos movimentos, técnicas, expressão facial, entre outros previstos no regulamento como obrigatórios.

Como em todas as competições, o atleta foi preparado tanto para o sucesso, como para a derrota. "Mantenho sempre a tranquilidade, a serenidade e o respeito para com o adversário. Não podemos subestimar nosso oponente porque ele também está preparado. Na competição somos feras em busca do melhor resultado, mas fora somos, indiscutivelmente, amigos", destacou Geandsson.

Com 22 anos de prática no taekwondo e faixa preta 2º dan, ao longo da carreira o atleta pode contar com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Recentemente, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) viabilizou a participação do guarda no  IV Campeonato Brasileiro Interclubes de Taekwondo 2013, em Florianópolis (SC), de onde ele trouxe duas medalhas de bronze.

"Contar com o apoio da Secretaria e da direção da GMA é fundamental para minha carreira no taekwondo. Espero participar de outros campeonatos mantendo a primeira colocação. A minha meta é participar de disputas em outros países, como Argentina ou Chile, porque ainda não chegou a minha hora de parar e isto está muito distante", afirmou.

Quando questionado sobre como o taekwondo contribui na atuação como GM, Geandsson responde que na prática da arte marcial o atleta segue uma doutrina baseada em bons princípios. "A modalidade permite que o atleta cultive posturas como a honestidade, a lealdade, a cortesia, aprendendo valores e conquistando a autoconfiança. E tudo isso é fundamental no dia a dia com a família e no trabalho", contou.

Emoção

Geandsson revelou que este campeonato teve um sabor especial, pois contou com a participação de dois filhos. "O mais novo de 9 anos foi campeão na categoria dele e o mais velho, com 14 anos, conquistou o 3º lugar. Para mim, foi uma emoção muito grande porque recebi o apoio total de toda a minha família e ainda pude acompanhar a desenvoltura dos meus filhos na disputa. Me senti lisonjeado com a presença deles", declarou.

Por Ascom/GMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário